domingo - 06 - julho - 2025

Brasil / Eleições 2022 / Abstensão: Abstenção de eleitores no Brasil cresce a cada eleição

O Consultor Político Caio Manhanelli, em entrevista ao Conectado ao Poder, fez um balanço do aumento da abstenção nas eleições, quando se soma votos em branco, nulos e os eleitores que não compareceram para votar.

“Pesquise no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde as eleições de 1996, lembrando que no Brasil temos eleições a cada dois anos. Você perceberá que a participação do eleitor só tem diminuído”, afirmou Caio Manhanelli.

Publicidade

Continuação da Matéria

Caio disse que o TSE tenta justificar afirmando que tem eleitores que morreram. “Não é, não é por isso. Há uma diminuição de participação sim, a média de participação já foi de 80% e estamos chegando a 60%”, pontua Caio.

O Consultor Político deixa claro que está considerando a abstenção geral: votos em branco, nulo e eleitores que não compareceram.

“Quando que você pega um país que tem uma queda de participação e diminui o tempo de campanha pela metade?”, indaga Caio.

As eleições no Brasil tinham três meses de campanha e hoje são de apenas 45 dias. O entendimento é de que o debate público está sendo diminuído e isso gera ainda mais desinteresse por parte do eleitor.

Publicidade

Continuação da Matéria

“Já não tem o interesse, e você diminui o tempo, acabou! Você diminui o tempo de exposição das propostas políticas. O quê que você quer com isso?”

Caio finaliza afirmando que daqui a pouco não vai ter mais eleição do tipo: “Vote em mim, vai ter vote, pelo amor de Deus! Vote, vote em qualquer um, mas vote!”

Fonte: Portal Conectado ao Poder

plugins premium WordPress