sexta-feira - 22 - novembro - 2024

Saneamento: No município de Aparecida de Goiânia, empresa BRK é alvo de reclamações na coleta de esgoto

Vereador Isaac Martins: “Se a Câmara não agir, amanhã a população de Aparecida vai cobrar de cada um de nós a omissão de não estarmos atentos a esse problema”

Empreiteira que sublocou da Odebrecht o serviço de implantação da rede, coleta e tratamento do esgoto de Aparecida de Goiânia vem sendo alvo de reclamações da população da cidade, que reclama dos constantes vazamentos de esgoto nas ruas. Solução seria a utilização de canos mais largos para coletar e transportar os dejetos das residências. Vereadores querem audiência com o governador para resolver o problema

Mal começou o ano legislativo e o serviço de implantação da rede de esgoto na cidade de Aparecida de Goiânia, executado pela empreiteira BRK Ambiental, já é alvo de reclamação da população e repercute na Câmara Municipal. Na sessão desta quinta-feira (04/02), vereadores voltaram a usar o microfone para reclamar da qualidade do serviço de implantação do esgoto executado pela BRK. Nos últimos anos, as reclamações têm sido constantes e vereadores chegaram a sabatinar diretores da empresa e da Saneago, que delegou o serviço para a empreiteira Odebrecht, que, por sua vez, sublocou para a BRK Ambiental.

Basicamente, a empresa utiliza canos de 100 milímetros para coletar o esgoto e transportar os dejetos até os locais de tratamento, mas esse diâmetro é considerado insuficiente e, segundo os vereadores, isso tem causado vazamento de esgoto pelas ruas da cidade, gerando mau cheiro e sujando as ruas.

Publicidade

continuação da matéria…

“Na legislatura passada, eu me lembro dessa empresa, através de seus diretores, ter vindo ao menos três vezes nessa casa para dar explicações. Na verdade, para tentar explicar o inexplicável. Porque é inconcebível e está aí na prática para que todos possam ver que a forma que vem sendo executada a implantação de esgoto na cidade de Aparecida de Goiânia não funciona, é vergonhosa, vexatória”, pontuou o vereador Isaac Martins (PL).

Para o parlamentar, o serviço prestado pela BRK é “vergonhoso, péssimo, ineficaz” e tem trazido um grande transtorno para a cidade.

“Vou falar uma frase que eu falei no mandato passado, várias vezes: Aparecida está prestes a se tornar uma cidade onde o esgoto corre a céu aberto, como acontece em muitas cidades do Nordeste do país. Aqui o sistema de esgoto tem trazido enormes transtornos para a cidade. Por toda parte da cidade de Aparecida de Goiânia que já conta com esse serviço, a gente já encontra esgoto a céu aberto. E esse péssimo serviço está sendo construído com o dinheiro público, com o dinheiro do contribuinte, de pessoas simples que fazem questão de pagar seus impostos”, reforçou.

Na sessão de quarta-feira, 3, o vereador Élio Bom Sucesso (MDB) reclamou da qualidade do serviço prestado pela empresa BRK. Na opinião do parlamentar, a população “está à mercê da BRK”.

“Hoje o esgotamento sanitário que está sendo implantado em Aparecida de Goiânia é um pesadelo. Tem um contrato, mas não podemos ficar com esse problema o resto da vida. Nós moramos aqui, a BRK amanhã some de Aparecida”, disse Bom Sucesso na sessão desta quinta-feira.

Publicidade

continuação da matéria…

Vereadores querem intervenção do governador

Além de Aparecida de Goiânia, a BRK Ambiental é uma empresa responsável, somente no estado de Goiás, pela operação dos serviços de esgoto nas cidades de Trindade, Jataí e Rio Verde. Em Aparecida de Goiânia, devido às reiteradas reclamações da população e dos vereadores, os parlamentares acreditam que a situação só será resolvida, de fato, e não paliativamente, se o governador Ronaldo Caiado rever o contrato que o estado, por meio da Saneago, possui com a prestadora.

Ao reclamar do serviço da BRK na sessão desta quinta-feira, o vereador Isaac Martins disse que sempre cobrou do ex-vereador Manoel Nascimento (DEM), na condição de representante do governador no município, que pudesse provocar e buscar uma agenda junto ao governador para ajudar a mudar o contrato, estabelecendo a colocação de canos mais largos para coleta e afastamento do esgoto doméstico, evitando o rompimento e vazamento de esgoto nas ruas.

“Eu espero que esse tema não fique só em blablablá, só em discussões, só em falácias, mas que de fato essa Câmara se posicione e que nós de fato busquemos uma forma conjunta, porque afinal essa situação atinge a cidade de Aparecida como um todo”, disse Isaac Martins, sugerindo que seja solicitada uma audiência com o governador, “para que ele também assuma sua responsabilidade como chefe maior desse Estado, pra ajudar a buscar uma solução para esse problema sério de Aparecida de Goiânia”.

Segundo o vereador, a Câmara precisa agir. “Se não amanhã a população de Aparecida vai cobrar de cada um de nós a omissão de não estarmos atentos a esse problema”.

O presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB) ponderou que qualquer mudança na prestação do serviço deve passar por adequações no contrato entre a Saneago e a BRK e disse que vai solicitar um encontro com o presidente da Saneago para tratar do problema.

“Se os pares estiverem de acordo, vou solicitar, outra vez, uma audiência com o presidente da Saneago para que possamos ir lá e levar nossa reclamação”, falou Fortaleza.

plugins premium WordPress