terça-feira - 08 - julho - 2025

Mundo / Coreia do Norte e Coreia do Sul / Guerra: Novo disparo de mísseis eleva tensões entre as Coreias

Coreia do Norte dispara centenas de mísseis próximo a duas ilhas sul-coreanas, no incidente mais grave na Península da Coreia desde 2010

Coreia do Norte dispara centenas de mísseis próximo a duas ilhas sul-coreanas, no incidente mais grave na Península da Coreia desde 2010© Jung Yeon-je/AFP

 

Publicado por: Marcelo José de Sá Diretor-Presidente e Editor-Geral do Site do Jornal Espaço

 

Pyongyang dispara centenas de projéteis em zona neutra perto de ilhas sul-coreanas. Seul ordena população a se refugiar em abrigos. Tensões atingem pior patamar em décadas, em meio à escalada da retórica militarista.

A Coreia no Norte disparou centenas de mísseis próximo a duas ilhas sul-coreanas nesta sexta-feira (05/01), no incidente considerado o mais grave da Península da Coreia desde 2010.

Moradores das ilhas receberam ordens para se dirigir a abrigos. O fluxo das balsas que fazem a ligação com o continente teve de ser suspenso. O incidente levou as Forças Armadas sul-coreanas a realizarem exercícios de ataque militar na região disputada pelos dois países.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul relatou que foram disparadas mais de 200 rodadas de artilharia nas proximidades das ilhas densamente povoadas de Yeonpyeong e Baengnyeong, situadas ao sul da fronteira marítima.

Segundo a pasta, os projéteis caíram em uma zona neutra criada por um acordo firmado entre as duas partes em 2018 para reduzir as tensões na região. Esse pacto caiu por terra em novembro do ano passado, com o lançamento de um satélite espião pela Coreia do Norte.

O ministro sul-coreano da Defesa, Shin Won-sik, afirmou que o lançamento de mísseis na zona neutra é um “ato de provocação que ameaça a paz na Península da Coreia e agrava as tensões”. Ele afirmou que, em resposta, Seul iria adotar medidas de retaliação “imediatas e fortes”. “Temos que apoiar a paz com uma força arrebatadora”, advertiu.

Pyongyang alerta contra retaliações

A Coreia do Norte, por sua vez, afirmou ter conduzido um exercício militar naval que seria uma “contramedida natural” a supostas ameaças dos “gângsteres militares” sul-coreanos, segundo uma declaração divulgada pela agência estatal de notícias KCNA.

 

Sugestão de pauta ou denúncias é só enviar no e-mail: redacao@jornalespaco.com.br

Contatos de Reportagens e Marketing:

62 9 9989-0787 Vivo

62 9 8161-2938 Tim

62 9 9324-5038 Claro

Instagram: @Jornal Espaço

plugins premium WordPress